segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bolo de Côco

Adoro experimentar receitas novas....
Vejo qualquer novidade, imprimo guardo e muitas das vezes acabo por perder as folhas, esquecer-me aqui e além...
Numa dessas pesquisas, encontrei uma receita de um recheio que levava leite de côco. Pareceu-me (e deve ser mesmo) delicioso, mas depois de pensar bem e visto que levava muita gema (fora as que leva o bolo) desisti... Tenho tendência para um elevado (para a minha idade) nível de colesterol e gema de ovo em exagero está fora de questão. 
A lata lá ficou e ficou e ficou.... e como o fim da data se aproximava decidi dar-lhe um fim, e eis o bolo eleito :)

Bolo de Côco



Ingredientes:
6 ovos
4 chávenas de açúcar (deitei 3)
4 colheres de sopa de manteiga
4+1/2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de permento em pó
200ml de leite de côco - 1 lata
1 chávena de leite
1/2 chávena de côco ralado

* Recheio de doce de abóbora (caseiro)  e cobertura de creme pasteleiro e côco ralado.

Preparação:
Ligue o forno a 180º. Unte uma forma grande (de pref. mais de 26cm) com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Separe as gemas das claras. Bata bem as gemas com o açúcar e depois junte a manteiga e deixe bater até misturar bem. Numa velocidade baixa e alternadamente junte o fermento, a farinha e os leites. Por fim junte o côco ralado. Bata as claras em castelo e envolva com cuidado na massa. Verta para a forma e leve ao forno durante 50 min. Faça o teste do palito e retire.

Notas: Usem mesmo uma forma grandinha...eu usei uma de 22 e sair um bolão com 8cm de altura! E como ficou uma massa densa colou todo a forma :( ficou neste lindo estado, mas nada que o creme pasteleiro não tape :)



É super, hiper, mega delicioso, mas se gostam de bolos docinhos deitem mesmo as 4 chávenas de açúcar...

Fonte: http://oquehaprojantar.blogspot.pt/2012/04/bolo-de-coco-com-leite-de-coco-e.html

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Bolão mesmo :) pensei que me ia escapar pela forma fora :) Obrigado

      Eliminar
  2. Que bolo maravilhoso! Para quem gosta de coco (como eu) deve ser irresistivel!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro tudo o que tenha coco, este bolo ficou fantástico

    ResponderEliminar
  4. Que bolo tão altinho, ficou um mimo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Daniela,

    Sou mega fã de côco e este bolo tem tudo para ser uma maravilha: côco, doce de abóbora e creme de pasteleiro... Já estou a salivar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar